Como obter a exposição perfeita com um histograma
O histograma é uma das ferramentas mais úteis da câmera, ele ajuda a avaliar a exposição adequada do assunto que você quer fotografar.
O histograma é também uma das ferramentas menos compreendidas e usadas para quem está começando no mundo da fotografia.
Se você quer se tornar um fotógrafo melhor, você precisa entender como o histograma funciona e usá-lo para criar exposições corretas. É a melhor maneira de certificar-se de que você está expondo corretamente o assunto que você está fotografando.
Nada pode avaliar a exposição melhor que os seus olhos, mas existem situações em que a luz é dura ou muito limitada, e você precisa de ajuda para avaliar a exposição e pode usar o histograma como guia.
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O que é um histograma? Um histograma é uma representação gráfica dos valores tonais em uma fotografia (entre 0 e 255) e é um guia preciso da exposição.
E o que isso representa? É uma curva que representa tons e pixels na imagem. O eixo x representa as variações tonais de preto para branco; isto é, negros, sombras, tons médios, realces e brancos. O eixo y representa a quantidade de pixels para um determinado valor ou faixa tonal.
Aqui está uma representação da informação que você encontra no histograma. Incluído aqui é apenas o histograma de luminosidade, mas é bom olhar para as cores RGB, que vamos olhar em um artigo diferente.
Ilustração de histograma criada por Light Stalking |
Para ter uma boa variação de todos os tons, o histograma precisa ser uma curva (quase em forma de sino, dependendo ou uma distribuição uniforme de corcovas médias) tocando quase todas as áreas, mas não nas extremidades (que são os negros e brancos). ). As extremidades significariam uma perda de informações de pixels, como escuridão total ou realces totalmente apagados, e isso é chamado de corte.
Aqui estão alguns exemplos para ver como o histograma aparece quando há brancos e pretos na cena:
Imagem por Erik Scheel
Como há destaques ampliados nessa imagem, você pode ver que há um pico no histograma em direção à extremidade direita, o que indica realce de recorte.
Imagem por Pete Linforth
Como você pode ver nesta imagem, há algumas áreas que são escuras (completamente pretas), e como resultado, o histograma mostra picos na extrema esquerda. Nesta imagem, é assim que o fotógrafo queria, pois é uma silhueta. Não há nada para se preocupar muito.
Se o seu assunto tem predominantemente muitas áreas pretas, então você não deve se preocupar com o histograma atingindo a extremidade esquerda do gráfico e, da mesma forma, se houver muitos brancos no quadro, o histograma pode atingir a extremidade direita do gráfico. gráfico.
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Além disso, para esclarecimento e facilidade de compreensão, incluímos aqui outro exemplo, onde você pode ver como o histograma varia quando a imagem é exposta corretamente, sub-exposta e super-exposta. Usar uma única imagem para comparação enquanto demonstração sempre ajuda!
A imagem está exposta corretamente. Você pode ver que os valores tonais variam de sombras a um pouco na região branca porque há algumas nuvens brancas e neve.
Imagem subexposta - Você pode ver que o histograma mudou muito em direção ao final mais escuro (sombras).
Imagem superexposta - O histograma mudou para o final mais branco com muitos realces.
Imagem por Ambir Tolang
Então, como você consegue a exposição correta?
Mantenha o histograma ativo na tela LCD da sua câmera ao compor a imagem e dessa forma você pode assistir em tempo real como as alterações na abertura, velocidade do obturador e ISO afetam sua exposição (verifique as configurações da câmera ou o manual do usuário da câmera sobre como obter o histograma na tela).
Se você não estiver usando a exibição ao vivo, mantenha-a ligada ao rever as imagens para ter uma ideia da exposição, para que você possa corrigi-la (nem sempre confie no que você vê na tela LCD durante a revisão).
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Use o modo de medição correto, dependendo da cena em que você está fotografando.
Fotografe sempre em modo RAW, dessa forma você consegue extrair muito mais detalhes perdidos (tanto em tons escuros quanto em brancos) durante o pós-processamento, mas, é sempre bom obter a exposição correta na câmera.
Não se preocupe se o histograma atingir as extremidades quando você tiver pretos e brancos na cena. Observe também que um pouco de recorte não faz mal e há momentos em que isso é inevitável em cenas que têm fortes reflexos de água, vidro, etc.
Fonte via: lightstalking
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